Energia

 

 

A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc.

A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% até 2010 que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provém do petróleo e do carvão.

 

Energia mecânica

A energia mecânica é entendida como a energia que se pode medir à custa de grandezas mecânicas, o mesmo é dizer à custa de forças, que medem as interacções, e dos deslocamentos por estas provocados.

As formas de energia mecânica que um sistema pode ter são:

Energia cinética, comunicada a uma partícula, ou a um corpo, que entra em movimento ou cujo movimento é alterado devido à intervenção de forças

  • Energia potencial gravítica, devida à altura a que a partícula, ou o corpo, se encontra em relação à superfície da Terra, altura que foi atingida devido à intervenção de uma força exterior, podendo converter-se em energia cinética, produzindo trabalho, enquanto o corpo cai
  • Energia potencial elástica, quando uma mola é esticada ou comprimida devido à intervenção de uma força exterior.

 

 

Energia térmica

 

A energia térmica é proporcional àtemperatura e corresponde à diferença entre a energia interna de um objecto a certa temperatura e a que ele teria à temperatura de zero absoluto.

No caso de partículas livres, a energia térmica consiste na energia cinetica

 média das partículas.

 


  

Energia química

 

A energia química é uma energia baseada na força de atração e repulsão nas ligações químicas, presente na matéria que forma tudo que esta à nossa a volta, inclusive o nosso corpo. Essas ligações são estáveis em condições normais.

E ainda há mais tipos de energia.

 

 

Fontes:

http://conceito.de/energia#ixzz2GznOX4n0

http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Emecanica/Emecanica.htm

 

http://www.e-escola.pt/topico.asp?hid=601                                                 

http://energia-quimica.info/                                                                                                                                                             

  trabalho  realizado por:

micael ferreira  8º C nª14 

 

                                                                                      

                                        

tags:
publicado por mica-chaves às 09:16 link do post | comentar | favorito